46º Festival de Cinema de Gramado

46º Festival de Cinema de Gramado / Edison Vara / Pressphoto

A FUNDACINE é parceira do Festival de Cinema de Gramado desde sua fundação, em 1999. Inúmeras vezes, representantes da entidade fizeram parte da Comissão Organizadora, além de trabalhar, colaborar e apoiar todas as etapas de realização do Festival. Em muitas edições, a Fundação esteve representada com stand na área de mercado e, também, realizando eventos paralelos que contribuíram na capacitação e potencialização econômica das produtoras de cinema e audiovisual do Rio Grande do Sul.

Sempre entendemos que o Festival de Gramado, principal vitrine para o cinema brasileiro e importante espaço de cooperação com as cinematografias latina e latino-americana, também se constitui em um ambiente privilegiado para gerar novos negócios, acordos, convênios e coproduções. No decorrer de suas 46 edições ininterruptas, desde 1973, circularam, participaram e concorreram em suas mostras, praticamente todas as gerações do cinema contemporâneo gaúcho. Desde a geração que conviveu e colaborou com fenômenos culturais e de mercado como Teixeirinha, passando por aquela que descobriu no Super-8 um caminho para a difícil realização de filmes na era do celuloide, até as mais recentes gerações, em grande parte, oriundas dos cursos de cinema e audiovisual que só surgiram aqui no Estado a partir de 2003.

É nesse espaço simbólico e economicamente vital para o audiovisual do Rio Grande do Sul que, mais uma vez, a FUNDACINE marca sua presença e contribui para projetar o futuro do setor. Para esta edição do Festival, colaboramos com a organização do tradicional “Prêmio Assembleia Legislativa” e oferecemos, através do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual – APL, ações formativas e de capacitação competitiva em cooperação com a segunda edição do Gramado Film Market.

Desejamos a todos um excelente festival!

Diretoria Fundação Cinema RS

Deixe uma resposta